Fechar

quarta-feira, 25 de março de 2009


Quando é que eu vou usar isso na minha vida?
Linux user

Se você é daqueles que acha matemática um saco e que nunca vai utilizar geografia e história na sua vida, e que ir para a área da computação, fique atento! Neste artigo abordo alguns aspectos de nossa área que tornam matérias de escolas essenciais para nosso desenvolvimento profissional futuro.
Por: Evaldo Avelar Marques

As disciplinas

A área da computação é extremamente extensa e abrange várias áreas do conhecimento. Meu objetivo aqui é alertar aqueles que ainda estão no ensino médio e querem entrar para a área da computação, principalmente em Sistema de Informação/Ciência da Informação e tentar mostrar para que serve algumas das disciplinas que você aprende na escola.

A matemática

A matemática é base de todo sistema computacional binário (alguns acreditam que existe uma formula matemática por trás de tudo no universo).

Só de ligar o computador, mesmo sem saber, você está usando funções exponenciais, logarítmicas, derivadas etc.

Você já deve ter reparado que tudo no computador é potencia de 2, o seu teclado por exemplo (no padrão ASCII) possui 256 caracteres para representar as letras A, B, C... a, b, c... e os números 1,2, 3..., que é o mesmo que 2 elevado a 8 (está aí umas das aplicações de exponencial).

Funções derivadas são muito utilizadas em processamento de imagem. Quando você aplica a derivada em uma imagem, consegue perceber onde existe uma borda na mesma.

A matemática é empregada infinitamente na computação, por isso nunca despreze nenhum conhecimento nessa área.

História

Suponha que você vai trabalhar digitalizando documentos históricos importantes (documentos da biblioteca nacional por exemplo):

No processamento desses documentos você precisará organizá-los e descrevê-los para facilitar na hora da recuperação. E aí? O que fazer?

Geografia

Você já utilizou o Google Maps? Que tal desenvolver um aplicativo com GPS e ter que repassar as coordenadas de latitude e longitude da posição do seu usuário? Ou então ter que demostrar as curvas de nível de uma região para o agricultor escolher a melhor localização para o plantio?

Português

Para mim essa sem dúvida é a disciplina mais importante! Escrever português corretamente não é mais que obrigação de qualquer pessoa que usa o computador, já que a comunicação ainda é feita através da escrita. Concordância verbal e acentuação é o básico que todos deveriam saber.

Agora imagine se você precisar escrever a documentação de um sistema que se será usado por um grande número de usuários e escrever "espazo" ao invés de "espaço", por não saber a forma correta e aí o seu chefe viesse até você para lhe dizer isso, como ficaria a sua cara?

Ou então você desenvolver um website. No conteúdo você escreve tudo de qualquer jeito, possivelmente na mesma linguagem que você fala. Quando alguém fosse procurar você para desenvolver um site para ele também e ler aquilo, você acha que ele te contrataria? (Eu não!)

Filosofia

A filosofia não é menos importante que as outras disciplinas, ela te ajuda a questionar e entender melhor o mundo. O que pode ser vital na hora de conversar com um cliente e até mesmo numa entrevista de emprego.

Biologia

Você sabia que o mapeamento do genoma humano só foi possível graças a computação?

Suponha agora que você irá trabalhar em laboratório de medicina e desenvolverá o sistema para ajudar a diagnosticar doenças em pacientes. Para isso você precisar no mínimo saber o que é uma célula humana, obvio né?

Como é composto o corpo humano: sistema nervoso, órgãos, esqueleto, ou seja, tudo aquilo que te ensinam na escola.

Física

Quer desenvolver jogos? Como você acha que vai calcular a trajetória da bola que seu personagem chutou em direção ao gol? Ou como o carro vai reagir ao entrar acelerado em uma curva?

Se você for trabalhar numa fábrica de automóveis e lá estão desenvolvendo um sistema que calcule o quanto de combustível será necessário para ir de Belo Horizonte a Brasília, se você fosse o responsável por isso, onde você buscaria conhecimento para começar a desenvolver?

Melhor ainda, construir um sistema de piloto automático de aviões (olha que responsabilidade!), um erro de cálculo e você mata centenas de pessoas, talvez por não ter prestado atenção na aula e ter esquecido uma coisa básica.

Gosta do Linux? Pois é, ele também atua em todas essas áreas e muitas outras! Dê uma pesquisada em projetos da NASA e da IBM e você verá o quanto.

Essas são apenas algumas das coisas que você poderá encontrar pela frente no futuro, a vida é muito mais do que isso. Por isso não desperdice o seu professor e o tempo que você passa na escola. Procure explorar ao máximo as suas aulas, tire todas as suas dúvidas e estude muito ou você poderá sentir muita falta no futuro de ter feito isso.



0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares

Seguidores

Є & V. Copyright 2011 Evaldo Avelar Marques - sprintrade network