Fechar

quarta-feira, 25 de março de 2009


Software envelhece?

Linux user

Nas linhas abaixo quero apenas criar uma discussão sobre o envelhecimento do software. Leia e participe!
Por: Evaldo Avelar Marques


Do ponto de vista físico, não! Software é uma coisa abstrata por isso não envelhece e nem desgasta. O que é envelhece é o contexto no qual ele está inserido (o hardware e os periféricos controlados por ele).

Se você rodar um programa escrito a 10 anos atrás, ele irá funcionar normalmente (no ambiente para o qual ele foi desenvolvido).

Mas um software feito a dez anos não é velho demais?

Vamos tomar por base os Windows (nessa época eu não conhecia e não usava Linux, aliás eu nem sabia o que era um computador :P):

Se você ganhasse hoje uma licença do Windows 98 (acho que nem existe mais), você usaria no seu computador pessoal (um super duo-core com 4 GB de RAM, 500 GB de HD) para fazer as tarefas simples, como pagar contas, navegar na web, jogar, ler e mandar emails?

Se analisarmos do ponto de vista tecnológico, vamos concordar que ele é uma coisa muito ultrapassada e que não vai funcionar como esperado. A segurança oferecida por ele é precária demais para que qualquer pessoa que priorize a segurança dos seus dados possa usá-lo (quebrar uma senha do Win98 é fácil demais). O sistema de arquivos é ruim e a falta de estabilidade nem se fala! (só se você fosse louco! Mas muito louco mesmo pra instalar e usar)

Sem mencionar que hoje temos SOs muito melhores (basta ver algumas das distribuições Linux), que são projetados para os suportar os hardwares de hoje e aproveitar o máximo que eles podem oferecer (no caso do Linux, até os de antigamente), assim como o Win98 foi feito para os hardwares de sua época (nem tanto na parte de aproveitar o máximo do hardware).

Nesse caso, você irá concordar comigo que o Win98 seria "velho" demais para ser usado. Não haveria lógica alguma (seja comercial ou não) para alguém escrever drivers de um placa de vídeo ou um serial ATA, por exemplo, para ele.

Se seguirmos esse raciocínio e formos para o Windows XP, vamos chegar a conclusão que ele também já está ficando velhinho! Alguns dos hardwares fabricados hoje só tem drivers para o Vista, portanto você não poderá usá-los no XP (a menos que encontre outros meios). E isso também será inevitável para o Vista.

As distribuições Linux também não ficam de fora dessa realidade. Mais cedo ou mais tarde elas serão descontinuadas ou ganharão novas versões, mais eficientes e seguras, com recursos que nem sonhava-se que iriam existir.

Algumas distribuições como a Ubuntu por exemplo, só tem suporte de atualização por um ano ou dois para as versões que são liberadas, depois são descontinuadas e toda a atenção é voltada as novas versões.

Mas por outro lado, vamos analisar do ponto de vista de um comerciante que usa máquinas antigas na sua loja com Win98 para rodar softwares que registraram as vendas:

Para esse usuário, o Win98 continua jovem e forte ainda! Pois ele atende perfeitamente as suas necessidades. Sendo assim ele não faria atualização alguma, já que isto não lhe traria benefício algum, e só aumentaria seus gastos com compra de licenças e chateações com atualizações constantes.

O mesmo vale para quem tem um k6-2, rodando o KDE 2.0. Se este usuário não quer fazer upgrade de sua máquina, então o KDE 2.0 ainda é melhor opção para ele.

Dessa forma chegamos a conclusão que sempre surgirão softwares novos de acordo com a evolução tecnológica e necessidades dos usuários, e muito do que se criou ficará ultrapassado.

É aquela velha história de que o que é bom é aquilo que te atende, sendo "velho" ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares

Seguidores

Є & V. Copyright 2011 Evaldo Avelar Marques - sprintrade network