Fechar

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um pouco da História do Delphi


Um pouco da História do Delphi


Nos primórdios da computação não havia integração entre as ferramentas usadas para a programação dos computadores. Com isso o programador precisava usar editor de textos, compilador, linkeditor e depurador separadamente, perdendo um tempo precioso. Em 20 de Novembro de 1983, surgiu o conceito inovador de IDE (Integrated Development Environment) com o Turbo Pascal da Borland, que reunia todas as ferramentas em um único aplicativo .
Em 1990, a Microsoft evolui o conceito de IDE para RAD (Rapid Application Development) com o lançamento do Visual Basic. As novidades trazidas era uma IDE bem incrementada focado no desenvolvimento visual de sistemas (o programador só precisava arrastar e soltar componentes sobre um formulário). Desenvolver usando o Visual Basic era duas vezes mais rápido do que no Turbo Pascal, o que lhe trouxe grandes vantagens competitivas no mercado.
Seguindo o caminho do Visual Basic e do Turbo Pascal, surgiram também ferramentas RAD para outras linguagens como o Watcom, C++, SQLWindows e PowerBuilder.
Essa evolução no desenvolvimento de softwares seguiu sempre no sentindo da abstração. Juntando elementos simples o programador podia construir sistemas complexos e se preocupar mais com as regras de negocio envolvendo o projeto do que com o desenvolvimento em si, ganhando em produção .
Para não ficar a trás das inovações do Visual Basic, em 1993 a Borland começou o desenvolvimento de uma nova ferramenta baseada na linguagem orientada a objetos Object Pascal, com o nome de Delphi. O Delphi só foi lançado no mercado em 1995. O grande diferencial dessa ferramenta em relação ao Visual Basic era o compilador para Win32 e a exploração da API do Windows, pontos que o Visual Basic ainda não explorava.
No ano de 2002, com o lançamento da primeira versão da plataforma .Net houve novas mudanças no conceito de Ferramenta RAD com o Microsoft Visual Studio .NET. Antes os componentes eram fechados e faziam tudo por si só, o programador precisava apenas fazer algumas configurações. No conceito trazido pelo .Net, os componentes ainda tem configurações, porém o código-fonte que é gerado quando se arrasta o componente para a formulário, é acessível ao programador que pode personalizá-lo da forma que bem entender.
O Delphi teve o formato da sua IDE alterado pela primeira vez na desde seu lançamento na versão 8, ficando similar ao formato do Microsoft Visual Studio, inclusive gerando código para a plataforma .Net. A versão posterior, Delphi 2005, passou também a integrar no mesmo ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver aplicações usando Delphi, C++ Builder ou C#.

REFÊRENCIAS

LION, Raphael, História do delphi, 17 de outubro de 2007, Disponível em http://www.xtibia.com/xsite/component/xcontent/?task=post&id=249970, Acesso em 22 mar. 2010.

SOMERA, Guilherme. Treinamento Profissional em Delphi. ed. Digerati Books, São Paulo, 2007. ISBN: 978856048012-8

BUFALO, Rapid Application Development - ser ou não ser rápido ?, Julho de 2008. Disponível em http://www.bufaloinfo.com.br/ExibeNoticias.aspx?entryid=6868785682753498. Acesso em 23 mar. 2010.

REVISTA DO LINUX, Ambientes Integrados, Disponível em http://www.lenep.uenf.br/~bueno/DisciplinaSL/MANUAIS/00SOFTWARE_LIVRE/REVISTAS/RDL/029/desenvolvimento.html. Acesso em 22 mar. 2010.


0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares

Seguidores

Є & V. Copyright 2011 Evaldo Avelar Marques - sprintrade network