Fechar

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dropbox com dual boot



           Se você usa o Dropbox no seu linux e no seu windows você pode usar um mesmo diretório para colocar seus arquivos.

O Dropbox é uma ferramenta que sincroniza os arquivo do usuário com a nuvem, você pode instala-lo em vários computadores. No meu caso uso o Linux e ás vezes preciso usar o windows e tenho o  Dropbox instalados nos dois. Sendo assim tinhas dois diretórios em cada SO que ficavam sendo sincronizados paralelamente, gastando toda minha banda de rede  e além do mais eu não queria ter os arquivos duplicados no mesmo computado comendo meus bytes.

Como eu uso uma partição separada só para os meus documentos, nada melhor que colocar a pasta do Dropbox nesta partição. Só que  há um problema: o Dropbox não permite que você altere o nome da pasta onde será o repositório, você pode apenas mudar o path e no windows o nome da pasta é My Dropbox e no Linux é só Dropbox.  Por causa disso os diretórios ficam diferentes.

Como o GNU/Linux é um sistema operacional extremamente flexivel! Nos podemos resolver isso facilmente, basta criar um link simbólico do path do Dropbox do windows para o path do Dropbox linux:

/home/evaldo/Dados/My\ Dropbox/  -> Meu diretório compartilhado com o Windows
/home/evaldo/Dropbox -> Meu diretório no Linux

E com esse simples comando nos contornamos o problema :

ln -s /home/evaldo/Dados/My\ Dropbox/    /home/evaldo/Dropbox

Agora o Dropbox vai usar apenas um diretório para sincronizar os arquivos tanto no Windows como no Linux! E viva a liberdade! Mesmo que alguns não há queiram...







4 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares

Seguidores

Є & V. Copyright 2011 Evaldo Avelar Marques - sprintrade network